quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MARÍLIA POR ELA MESMA

(...) Contudo, vim mesmo a nascer em São Paulo, em 3 de abril de 1974.
Em virtude do trabalho do meu pai, foram muitos os anos de minha vida que passei perambulando entre São Paulo, Corumbá, Salvador. Iraque, México, Guatemala, e Espanha, mu dando constantemente de residência. (...) Acostumada que estava àquela vida errática, não foi surpresa haver me dedicado a uma profissão também errante e instável como a do teatro. Essa paixão pelo palco nasceu quando ainda criança, cultivada amiúde ao longo de muitas e muitas vezes que meus pais me levaram para ver espetáculos infantis.
(...) Anos depois vim a estudar Arte Dramática em Sevilha e, posteriormente, Direção Cênica e Dramaturgia em Barcelona, onde moro desde o ano 2000. Tenho trabalhado em quase todas as áreas do teatro: atriz, diretora, contra-regra, chefe de palco (stage manager), road manager, além de professora de teatro e dramaturga. Dessa forma, creio haver passado mais horas de minha vida no útero envolvente das salas de espetáculo que em qualquer outro lugar. Porém, o interesse pela dramaturgia em si surgiu ao trabalhar como atriz em uma versão de Otelo - em uma montagem que esteve em cartaz durante dois anos e que circulou por toda Espanha e mais alguns outros países europeus. Nesse período, ao buscar algo com que me distrair, comecei a escrever. Assim nasceo 405, meu primeiro texto teatral. (...) Depois foi a vez de Menu do Dia... (...) Mensagem, Sob o Céu de York, Fosc (Escuridão), Uma Coisa Selvagem, são outros de meus textos. (...) Um Verdadeiro Cowboy é o meu texto mais querido e, que haja sido premiado na minha terra é profundamente emocionante e significativo para mim. Meu desejo agora é de que minhas histórias cativem o publico brasileiro da mesma maneira que têm cativado ao público espanhol. (Barcelona, Espanha, 6 de janeiro de 2008)

O texto integral deste depoimento de Marília Samper, bem como o texto da peça, pode ser lido no livro VI Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho, volume 1, editado pela Secretaria Municipal da Cultura em 2008. O livro reúne as peças premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário